TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

TEXTO DO DIA - A SABEDORIA DA NATUREZA

Ensinamentos da Natureza

Pode-se confiar na natureza. Ela é o todo. Tudo é parte da natureza. Ela faz tudo e equilibra tudo nos mínimos detalhes. A Natureza cuida de tudo e o melhor que temos a fazer é não atrapalhar e não tentar controlá-la. O ser humano, a despeito de sua pretensão, não tem controle de quase nada. Ninguém "se nasce", "se cresce", ou "se envelhece". Ninguém controla por vontade própria a disgestão, os batimentos cardíacos, a dilatação da pupila, o crescimento das unhas ou doos fios de cabelo. E todos os outros aparentes controles cotidianos não significam nada diante do universo. O escritor George Patrão costuma dizer em suas palestras: "Nós controlamos, no máximo, 10% da nossa vida. Sobre os outros 100% nós não temos controle nenhum."

A Natureza nos oferece lições preciosas em todos os lugares, a todo momento. Basta prestar atenção e observar com reverência o que ocorre à nossa volta, assim como se reverencia a um velho e sáio mestre.

O objetivo deste livro é apresentar uma amostra da sabedoria que a humanidade desenvolveu ao contemplar os fenômenos naturais. Essas lições da natureza podem ser encontradas aqui e acolá, entre outros lugares, nas páginas de antigos textos orientais. O I Ching O livro das mutações, do qual foram extraídos vários dos ensinamentos da Natureza contidos aqui, é um texto chinês que tem sido usado como fonte de inspiração e sabedoria há mais de três mil anos. No presente livro, foram usadas citações da versão brasileira do I Ching - o livro das mutações, do sinólogo alemão Richard Wilhelm.

Outro importante livro que faz paralelos entre o movimento da Natureza e o comportamento de um sábio é o Tao Te Ching, de cerca de 2.500 anos, atribuído ao sábio Lao-Tsé.

Além desses livros escritos na Antiga China, existem textos inspiradores de outras culturas como os dos antigos essênios dos quais também podem se garimpar muitos ensinamentos da Natureza. Para as pessoas interessadas em aprofundar os conteúdos apresentados ao longo destas páginas, existe uma relação de obras indicadas no último capítulo.

E, claro, também encontramos sabedoria fora dos registros literários: na cultura popular, nos ditados do homem do campo e dos povos indígenas, que sempre tiveram a Natureza como referência.

Esses ensinamentos "naturais" são frutos da sabedoria da humanidade e são seguidos no mundo inteiro por aqueles que procuram inspirações no momento de decidir algo importante ou como caminhos de reflexão diante das questões do dia-a-dia. Nesse tipo de sabedoria, encontramos pensamentos retidos da Antiga China, como: "A água vai pelo caminho mais fácil", "O bambu curva-se no vendaval para não quebrar", "Sempre a primavera, nunca as mesmas flores". Ou, ainda, a divertida e não menos profunda frase falada pelos peões de alguns estados brasileiros: "Boi que não bebe água ou já bebeu ou vai beber".

Ao ouvir frases como essas, podemos ter intuições repentinas e, às vezes, ficamos surpresos ou constrangidos pela obviedade. O constrangimento é mais pelo fato de não percebermos ou não seguirmos os caminhos mais simples, óbvios e sábios do que pela obviedade em si. Bastam poucos segundos de reflexão para a profundidade que existe por trás das palavras ditas tanto pelos orientais quanto pelos caboclos que habitam nossos sertões. De repente, é como se estivéssemos ouvindo a voz de um velho mestre, ou melhor, a voz do mestre do primeiro mestre: a Natureza.
Trecho retirado do livro: A Sabedoria da Natureza - de Roberto Otsu

Um comentário:

  1. esse texto me ajudou a fazer minha liçao de casa graças a deus!!!nao tive q pensar cansa pensa...só nas coisas boa q nao cansa***

    ResponderExcluir

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)