TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

VÍDEO - FRACTAL DO SOL

TEXTO DO DIA - TODOS SOMOS ESPELHOS

Todos somos extensões do campo universal de energia ou diferentes pontos de vista de uma única entidade. Isto implica ver todas as coisas do mundo e todas as pessoas do mundo, dando-nos conta de que estamos olhando para outra versão de nós mesmos. Você e eu somos o mesmo. Tudo é o mesmo. Todos somos espelhos dos demais e devemos aprender a ver-nos no reflexo das demais pessoas. A isto chamamos espelho das relações. Através do espelho de uma relação, descubro meu eu não circunscrito. Por esta razão, o desenvolvimento das relações é a atividade mais importante de minha vida. Tudo o que vejo a meu redor é uma expressão de mim mesmo.

As relações são uma ferramenta para a evolução espiritual, cuja meta última é a unidade de consciência. Todos somos, inevitavelmente, parte da mesma consciência universal. Mas os verdadeiros avanços têm lugar quando começamos a reconhecer essa conexão em nossa vida cotidiana.

As relações são uma das maneiras mais efetivas para alcançar a unidade de consciência, porque sempre estamos envolvidos em relações. Pense na rede de relações que você mantém: pais, filhos, amigos, companheiros de trabalho, relações amorosas. Todas são, em essência, experiências espirituais. Quando você está apaixonado, romântica e profundamente apaixonado, você tem uma sensação de intemporalidade. Nesse momento, você está em paz com a incerteza. Sente-se maravilhado, mas vulnerável; sente proximidade, mas também desproteção. Você está se transformando, mudando, mas sem medo. Sente-se maravilhado. Essa é uma experiência espiritual.

Através do espelho das relações, de cada uma delas, descobrimos estados expandidos de consciência. Tanto aqueles a quem amamos como aqueles por quem sentimos rejeição, são espelhos de nós. Por quem nos sentimos atraídos? Por pessoas que têm características similares às nossas. Mas isso não é tudo. Queremos estar em sua companhia porque, subconscientemente, sentimos que ao fazê-lo nós podemos manifestar mais dessas características. Do mesmo modo, sentimos rejeição pelas pessoas que refletem as características que negamos em nós. Se você sente uma forte reação negativa em relação a alguém, pode estar seguro de que você e essa pessoa têm características em comum, características que você não está disposto a aceitar. Se as aceitasse, não lhe incomodariam.

Quando reconhecemos que podemos nos ver nos demais, cada relação se converte em uma ferramenta para evolução de nossa consciência. Graças a esta evolução experimentamos estados expandidos de consciência.

Na próxima vez que você se sentir atraído por alguém, pergunte-se o que lhe atraiu. Sua beleza, graça, elegância, autoridade, poder ou inteligência? Qualquer coisa que tenha sido, seja consciente de que essa característica também existe em você. Se você prestar atenção a esses sentimentos poderá iniciar o processo de se converter em você mais plenamente.

O mesmo se aplica às pessoas por quem sente rejeição. Ao adotar mais plenamente seu verdadeiro eu, deve compreender e aceitar suas características menos atraentes. A natureza essencial do Universo é a coexistência de valores opostos. Você não pode ser valoroso se não tiver um covarde em seu interior; não pode ser generoso se não tem um avarento; não pode ser virtuoso se não tem a capacidade para atuar com a maldade.

Gastamos grande parte de nossas vidas negando este lado escuro e terminamos projetando essas características escuras em quem nos rodeia. Você conhece pessoas que atraem sistematicamente para sua vida pessoas ‘erradas’? Normalmente, elas não compreendem porque aquilo lhes acontece uma e outra vez, ano após ano. Não é que atraiam essa obscuridade; é que não estão dispostas a aprová-la em suas próprias vidas. Um encontro com uma pessoa que não lhe agrada é uma oportunidade para aceitar o paradoxo da coexistência dos opostos; de descobrir uma nova faceta de você. É outro passo a favor do desenvolvimento do seu ser espiritual. As pessoas mais esclarecidas do mundo aceitam todo o seu potencial de luz e sombra. Quando você está com alguém que reconhece e aceita seus traços negativos, nunca você vai se sentir julgado. Isto só ocorre quando as pessoas vêem o bem e o mal, o correto e o incorreto, como características externas.

Quando estamos dispostos a aceitar o lado luminoso e o escuro de nosso ser, podemos começar a curar-nos e a curar nossas relações. Todos somos multidimensionais, omnidimensionais. Tudo o que existe em algum lugar do mundo também existe em nós. Quando aceitamos esses diferentes aspectos de nosso ser, reconhecemos nossa conexão com a consciência universal e expandimos nossa consciência pessoal.

As características que distinguimos mais claramente nos demais estão presentes em nós. Quando formos capazes de ver no espelho das relações, poderemos começar a ver nosso ser completo. Para isto é necessário estar em paz com nossa ambigüidade, aceitar todos os aspectos de nós. Necessitamos reconhecer, em um nível profundo, que ter características negativas não significa que sejamos imperfeitos. Ninguém tem somente características positivas. A presença de características negativas só significa que estamos completos; graças a essa totalidade, podemos acessar mais facilmente nosso ser universal, no que nos cerca.

Uma vez que você possa se ver nos demais, será muito mais fácil estabelecer contato com eles e, através dessa conexão, descobrir a consciência da unidade. Este é o poder do espelho das relações.

Exercício:

Pegue uma folha de caderno e anote dez qualidades da pessoa que mais admira. Agora pegue outra folha e anote dez defeitos de quem mais despreza. Volte à lista nº 01 e anote três defeitos da pessoa que mais aprecia. Agora anote, na segunda lista, três qualidades da pessoa que mais abomina. Você terá 26 características.

Analise as duas listas: marque com um círculo as características (positivas e negativas) das duas listas que mais se identificam com você. Agora volte a analisar ambas as listas e marque com um asterisco os aspectos (positivos e negativos) que não se identificam de nenhuma forma com você.
Quanto mais aceitar estas características em si mesmo, mais conhecimento terá e mais fácil será aceitar os outros. Todos os nossos relacionamentos nos servem de espelho.
Deepak Chopra
Texto retirado do Blog Ecologia da Alma - http://cncvivendocomalegria.blogspot.com

CITAÇÃO DO DIA - 30/11/09

Existem muitas maneiras de ser luz.
Uma, é sendo a vela, e a outra é ser
um espelho que a reflita.
Alex Collier

domingo, 29 de novembro de 2009

VÍDEO - DESPERTAR - BOLERO DE RAVEL PARTE 2

VÍDEO - DESPERTAR - BOLERO DE RAVEL PARTE 1

"Primeiro, um pequeno sinal vibra dentro de nós....
e a curiosidade nos leva a perseguir aquele sinal.

Então descobrimos que quanto mais nos aprofundamos nele, maior ele fica.....
Não queremos pensar, apenas sentir a emoção de nos sentirmos
conectados a uma força maior.

E de repente......sem reservas, ficamos totalmente envolvidos
dentro de nossa própria luz!

Começamos a perceber a vibração dos que estão a nosso redor,
envolvidos também por suas próprias luzes!

E a conexão acontece....luzes unindo-se a luzes!

E como um despertar, descobrimos que nossa luz é maior do que imaginávamos...

Aí acontece a revelação: é a Luz da Fonte que nos envolve....
NÓS SOMOS A FONTE!"

Pense nisso, quando ouvir essa música...
luzes unindo-se a luzes,
expandindo e atraindo mais luzes....
ISSO É FELICIDADE!


TEXTO DO DIA - NÃO PENSE DUAS VEZES

A felicidade é um susto. Chega na calada da noite, na fala do dia, no improviso das horas.
Chega sem chegar, insinua mais que propõe... Felicidade é animal arisco. Tem que ser adimirada à distância porque não aceita a jaula que preparamos para ela. Vê-la solta e livre no campo, correndo com sua velocidade tão elegante é uma sublime forma de possuí-la.

Felicidade é chuva que cai na madrugada, quando dormimos. O que vemos é a terra agradecida, pronta para fecundar o que nela está sepultado, aguardando a hora da ressurreição.

Felicidade é coisa que não tem nome. É silêncio que perpassa os dias tornando-os mais belos e falantes. Felicidade é carinho de mãe em situação de desespero. É olhar de amigo em horas de abandono. É fala calmante em instantes de desconsolo.

Felicidade é palavra pouca que diz muito. É frase dita na hora certa e que vale por livros inteiros.

Eu busco a frase de cada dia, o poema que me espera na esquina, o recado de Deus escrito na minha geladeira... Eu vivo assim... Sem doma, sem dona, sem porteiras, porque a felicidade é meu destino de honra, meu brasão e minha bandeira. Eu quero a felicidade de toda hora. Não quero o rancor, não quero o alarde dos artifícios das palavras comuns, nem tampouco o amor que deseja aprisionar meu sonho em suas gaiolas tão mesquinhas.

O que quero é o olhar de Jesus refletido no olhar de quem amo. Isso sim é felicidade sem medidas. O café quente na tarde fria, a conversa tão cheia de humor, o choro vez em quando.

Felicidades pequenas... O olhar da criança que me acompanha do colo da mãe, e que depois, à distância ,sorri segura, porque sabe que eu não a levarei de seu lugar preferido.

A felicidade é coisa sem jeito, mas com ela eu me ajeito. Não forço para que seja como quero, apenas acolho sua chegada, quando menos espero.

E então sorrio, como quem sabe,que quando ela chega, o melhor é não dispersar as forças... E aí sou feliz por inteiro na pequena parte que me cabe.

O que hoje você tem diante dos olhos? Merece um sorriso? Não pense duas vezes...
Texto de Pe. Fábio de Melo

CITAÇÃO DO DIA - 29/11/09

O que hoje você tem diante dos olhos?
Merece um sorriso?
Não pense duas vezes...
Padre Fábio de Melo

sábado, 28 de novembro de 2009

VÍDEO - LINDA JUVENTUDE

TEXTO DO DIA - O SEGREDO DA JUVENTUDE ETERNA

Conduza sua vida pensando no agora: pare de se preocupar com o que já aconteceu...

Você já reparou como algumas pessoas impressionam por parecerem muito mais novas do que são? Pois é, o que poucos sabem é que o segredo para se conservar assim está na maneira de conduzir a própria vida. Ou seja, é necessário cultivar um comportamento centrado no hoje - desprezar o ontem e o amanhã para ter a posse de si.

Isso significa conseguir digerir com facilidade o que acontece de bom e de ruim. É exercer o desapego. Afinal, deixar ir embora o que já passou tira o peso da gente, e é esse peso que vai marcando e fazendo cicatrizes. Ele envelhece nosso corpo e nossa alma. À medida que dissolve essas lembranças, você se regenera, e isso logo começa a aparecer no seu corpo.

Na prática, é preciso tomar cuidado com a arrogância. A pessoa arrogante não consegue aceitar uma situação: fica presa a ela e se queixa por anos a fio. Gente, o que passou passou! Não estou dizendo para você ser conformada: simplesmente faça a sua parte. Se o resultado esperado não vier, vire a página e caminhe para a frente.

É claro que todo mundo já passou por dificuldades e dramas - essas coisas fazem parte das nossas experiências. O grande diferencial é a maneira como uma pessoa reage às situações mais complicadas da vida. Pense no modo como você lidou com elas até então e de que maneira você vai enfrentá-las daqui pra frente. Isso é o que vai determinar seu grau de juventude.

Outro grande erro é idealizar. Nossa cabeça gosta de idealizar tudo: como deveria ser a vida afetiva, como você poderia ter agido em determinada situação, como as pessoas deveriam ser... Enfim, é uma lista de aspirações que não acaba mais. Aí, quando a realidade não se apresenta de acordo com aquilo que a gente imaginou, vem a revolta e, depois, a marca dessa luta.

Olha lá, hein! Esse é o veneno que corrói sua alma e a torna uma velha podre. Isso mesmo: podre! Porque tudo piora: a aparência, a saúde, suas capacidades mentais... Lembre-se sempre: a postura do espírito da juventude é aceitação e leveza com tudo.

E então, onde está aquele seu espírito jovem - aquele que topava mil e umas, ria de tudo e de todos, driblava de cabeça fria os problemas que surgiam? Eu sei, gente, muita coisa muda. Você casa, tem filhos, acumula responsabilidades. Mas também não precisa se enrijecer tanto! Essa postura consome não só seu prazer de viver, mas também seu poder de regeneração. Você fica velha, feia e impotente. Vamos desmaterializar essa velha que existe dentro de você. Recomeçar é fundamental. Recomece HOJE!
Texto de Luiz Antonio Gasparetto - site http://www.gasparetto.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 28/11/09

Os que se amam profundamente,
jamais envelhecem;
podem morrer de velhice,
mas morrem jovens.
Martinho Lutero

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

VÍDEO - SAI BABA DARSHAN




TEXTO DO DIA - MUDANDO A DIREÇÃO DO OLHAR, ENXERGAMOS COM CLAREZA

"A Lei é: renova-te, ama e abre-te para que a Luz do Pai renasça a cada dia em Teu ser para através dela alcançares tua liberdade de Alma e espírito. Vossas consciências e sentimentos irão se expandir em velocidade e força crescentes a cada dia, pois a fase é de aceleração. É a fase da precipitação, da verdadeira ação consciente e aqueles que entenderem e sentirem internamente o valor inestimável e aproveitarem ao máximo o momento de grande aceleração cósmica que todo sistema solar atravessa, terão aproveitado a grande oportunidade de se ligarem à Grande Corrente de luz que elevará a todos que a Ela se abrirem. Abre-te, ama e confia na Luz de Teu Pai e tudo o mais te será acrescentado. Luz, amor, equilíbrio e vida em ti.
Teu irmão que permanece junto de ti, em teu coração".
Jesus

A alma e o espírito de cada um quando sintonizados com a freqüência da luz com a velocidade do ritmo universal desperta dentro do ser a verdade, o equilíbrio, a harmonia e a pureza, e essa transformação processa-se de dentro para fora. Quando expandida atinge a todos à nossa volta e também a humanidade; e traz para o mundo a verdade, a sabedoria, a harmonia, o equilíbrio a paz e a luz. Quando um ser alcança essa vivência de amor, em estados profundos de sua consciência e do seu puro sentimento, a Luz começa a despontar. No começo é frágil, mas na continuidade da sua entrega e com a firme decisão dos seus propósitos, torna-se cada vez maior e mais forte, até atingir sua completa estabilidade.

Na medida em que esta ação manifesta-se conscientemente, a alma entra em contato com a dinâmica da verdade, do equilíbrio e da harmonia entre os dois EUS, aqueles que, de dentro de cada um, falam línguas diferentes porque um deles está doutrinado pelas leis restritas e limitadoras de um mundo humano em ascensão. Milhares de seres humanos vivenciam essa velha luta. De um lado um eu inferior que intitula-se mestre do caminho da vida e que muitas vezes possui conhecimento suficiente para não vacilar, mas que, contrariando as Leis Universais, reduz a vida a um poço de egoísmos, ganâncias, poder e até destruição externa e interna. Cada vez mais, um número maior de seres humanos vive este conflito que quando consciente, incomoda e escraviza, entretanto, acaba dominando o ser.

Para que exista sucesso nesse intrincado caminho, é necessário grande empenho em vencer as paixões e os desejos humanos, os apegos em todos os sentidos e, principalmente, a retidão de caráter e a fé absoluta na lei de ação e reação. Promover profundas mudanças na estrutura da personalidade, na mente e no modo humano de sentir e de viver, são transformações dolorosas, devido aos obstáculos da personalidade, mas quando o ser está decidido a expandir sua luz, acaba por transformar tudo à sua frente. A responsabilidade da retidão de seus passos, de suas ações, faz com que aumente a aceitação das dificuldades e limitações a serem enfrentadas no dia-a-dia, na família, no trabalho dentro de cidades com energias muito desgastantes.

Desta forma, resolvi falar desta empenhada luta humana para orientar e ao mesmo tempo solidificar o que cada um está construindo dentro de si. Aos olhos da personalidade esse é um caminho muito difícil, mas certamente não se compara com a força que estará emergindo da alma, e que nem diante de obstáculos permite que vocês desistam.
Falamos sobre a necessidade de união interna e já dezenas de vezes ouviram de Nós a mesma indicação. Contudo, agora a situação é outra, independentemente da capacidade de cada um acompanhar as inúmeras transformações internas, a realidade que se processa hoje para vocês é diferente. A aceleração cósmica não permite mais que o aprendizado seja auto-indulgente e demorado, principalmente naqueles que já possuem discernimento.

Como já disse, devemos cuidar das diversas formas de manifestação: pensar, agir e sentir, pois um simples pensamento contrário às Leis Universais contra seus semelhantes causa, imediatamente, um retorno em suas vidas que pode pôr a perder toda a bagagem espiritual construída ao longo de várias encarnações. Vivemos um momento cósmico onde nada fica escondido, camuflado por muito tempo; tudo vem à tona rapidamente, permitindo que possamos limpar e resgatar nossos karmas e vivermos em completa liberdade com aqueles que escolhemos por opção do coração.

O mundo está numa completa transformação e muito acelerada, durante a qual todos precisam aprender a mudar a forma de ver e administrar a vida, seja material ou espiritual. Jogar fora os modelos antigos, as formas velhas e se empenhar em aprender novas maneiras de agir para que sua manifestação, apesar de acompanhar a rapidez do tempo, seja um reflexo verdadeiro de seu sentimento interno. Quando uma alma se ilumina, atinge, ainda encarnada, a mestria, e seus modos de agir, pensar, sentir e trabalhar são diferentes. Essa alma sabe que o importante é ter a clareza de que não vai resolver os problemas do mundo, mas tem que estar no mundo com consciência, porque ela É uma fagulha de luz. Sua palavra é um instrumento de luz e sabedoria e seus olhos emitem essa Luz.

Sua palavra de ordem é SINTONIA com a vida, com o todo, com o universo e, principalmente, com seus irmãos. Sai do lugar comum, do cotidiano, do trabalho do dia-a-dia e passa a perceber que, da mesma maneira como em seu próprio coração, no coração dos outros vivem também as inquietudes, os anseios, as dores e sofrimentos da humanidade.

Deixo a todos, neste domingo de Páscoa quando na Terra comemora-se a Ressurreição do Cristo, uma pergunta: O sacrifício do Filho de Deus em prol da iluminação da consciência da humanidade, que ocupa um espaço no calendário anual, que espaço está ocupando na alma de cada um? Será que está servindo de oportunidade ao recolhimento e à elevação espiritual que ajudará a expandir a consciência?
Unidade, fraternidade e liberdade são virtudes que cada um reivindica como direito, entretanto, estarão agindo corretamente para merecê-los? Cada vez mais devem cuidar de suas atitudes e pensamentos contra seus irmãos, pois a treva pode surpreender aqueles que retrocedem e o acerto de velhas contas é inevitável.

Considera quantas vezes até o Cristo retirou-se para o deserto, pois até mesmo Seu espírito tinha necessidade de prana. Aproveitem este momento em que a energia da Ressurreição emerge para procurar um contato interno e recolham-se. Aprendam o valor do silêncio e da calma e lembrem-se das palavras do Cristo: “Amai a vida, pois sois a vida, e na intensidade de vosso amor e gratidão, vos será dado em dobro!”

Meu amor a todos.
Mãe Rosa Dourada
Por Vera Godoy
SITE: SOMOS TODOS UM - http://somostodosum.ig.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 27/11/09

Aja sempre com retidão, mesmo se todo o
inferno se voltar contra você!
São Padre Pio de Pietrelcina

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

VÍDEO - TUDO TEM SEU TEMPO...

TEXTO DO DIA - PACIÊNCIA É A VIRTUDE QUE ABRE CAMINHO PARA OS DEMAIS

Para sermos felizes precisamos das qualidades divinas: entusiasmo e determinação, coragem e contentamento, firmeza e leveza interior, bondade e compaixão, e muita paciência.

Estas qualidades, que são como jóias preciosas, já existem dentro de nós, porém é necessário cultivá-las e este é o treinamento do Yoga.

Os Mestres iogues dizem que nascemos neste planeta Terra para desenvolver a paciência e que só deveríamos pedir a Deus por paciência, absoluta paciência.

Através da prática da Hatha-yoga, do canto dos mantras, da repetição mental do mantra, da meditação regular, vamos treinando a paciência, e dela nasce todas as outras virtudes.

Através da paciência, vamos alcançando tudo. A paciência traz frutos como o contentamento, coração sereno, confiança e tranqüilidade da mente.

Se aprendermos a ter paciência, saberemos como comer, como pensar, como trabalhar, como estar sozinho, como fazer amizades, como viver uma vida verdadeira. Sem paciência, dissipamos nossa energia e ficamos irritados e cansados.

Com este auto-aperfeiçoamento, vamos purificando camadas e camadas de nossa mente, descobrindo como podemos ser mais felizes, superando nossas dificuldades; eliminando nossos medos e limitações.

É importante entender este paradoxo: viva com responsabilidade e leveza de espírito. Sem stress, sem cobranças, sem tantas expectativas, sem a seriedade que é bem peculiar do ego.

Viva aceitando verdadeiramente o momento presente que já é sua colheita. Não adianta se revoltar, ficar com raiva. Você tem o que precisa e merece. Nada acontece por acaso. A vida é como tem que ser.

Você é mais feliz quando tem aceitação de si mesmo, aceita os acontecimentos e aprende com eles, extraindo lições.

A chave para ser mais feliz e saborear a vida é aceitar os outros como são e não tentar mudar a ninguém a não ser a você mesmo.

Se mudarmos a nós mesmos, poderemos experimentar harmonia e paz, mas se esperarmos que o mundo ou que os outros mudem, com certeza teremos que esperar em vão por muitos séculos.

Isto me lembra o ensinamento de um grande santo. Ele costumava orar pedindo a Deus energia para modificar o mundo. Muitos anos se passaram e, quando ele chegou a meia-idade, percebeu que não tinha mais força suficiente para mudar o mundo. Assim, ele pediu a Deus energia suficiente para mudar os parentes. Mais anos se passaram e ele ficou idoso. Então, como ele percebeu que não dispunha de força para mudar os parentes, pois eram mais fortes que ele, começou a orar para Deus: Ó Senhor dê-me força suficiente para que eu possa mudar a mim mesmo." E só assim ele ficou satisfeito e em paz. Deste modo, este santo nos alerta para pedirmos desde o começo energia e coragem para mudarmos a nós mesmos.

Para ser infeliz e não ter sucesso tente agradar a todos. Além de ser impossível, você se desgasta e acaba criando conflitos e cobranças.

Agrade-se primeiro, procure ser verdadeiro e coerente com você mesmo e faça o melhor que pode em sua vida. Seja autêntico e liberte-se do perfeccionismo.

Como o pensamento tem muito poder é de muita importância pensar de modo positivo a respeito de nós mesmos e dos outros. Nossos pensamentos criam nosso céu e nosso inferno interior; com nossos pensamentos podemos nos valorizar ou nos diminuir.

Portanto como dizem os sábios do Yoga, você deve orar e conversar com sua mente: "Ó minha mente, sempre pense bem de você mesma e dos outros".

Quando sua mente está instável, turbulenta e inquieta, quando tem pensamentos negativos todo o tempo, você prejudica a você mesmo e também os outros.

Ninguém é responsável pelo que você adquire ou o que sente, pois tudo é conseqüência de seu pensamento. Tudo o que acontece na vida está dentro de seu pensamento. Você colhe o que planta. Isto é inexorável.

Estamos cercados de forças antagônicas e divergências, mas se não pensarmos com antagonismo podermos transformar dificuldades em bênçãos. Vamos controlando as situações e as forças antagônicas através da não-violência, através da compreensão.

Não podemos mudar as causas dos acontecimentos, mas podemos mudar os efeitos dos acontecimentos. Podemos mudar nossa atitude interior, o como pensamos, o como falamos, o como agimos. Isto faz toda a diferença.

É importante restaurar a harmonia mental, purificando nossos pensamentos e palavras, realizando ações corretas; gerando o contentamento interior, a bondade, a compaixão, a tolerância, o perdão e o agradecimento.

As práticas do yoga são como chaves que abrem as portas de nosso tesouro interior. O yoga nos dá essas chaves, mas nós precisamos abrir essas portas de nosso espaço interior, com nosso auto-esforço, disciplina com motivação, entusiasmo e paciência.

Os frutos destas práticas são a sabedoria, a paz interior, mais saúde física, mental e emocional, e a alegria verdadeira que floresce do Ser interior que reside dentro de nós. Om Shantih! Fique em paz!
Texto de Emilce Shrividya - site: http://www2.uol.com.br/vyaestelar

Notas bibliográficas:
Muktananda, Swami- Mistério da Mente - Ed. Siddha Yoga Dham Brasil.
Chidvilasananda, Gurumayi - Acenda a chama de meu coração-Ed. Siddha Yoga Dham Brasil.

CITAÇÃO DO DIA - 26/11/09

Aprimorar a paciência requer alguém
que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.
Dalai Lama

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

VÍDEO - HUMILDADE E DETERMINAÇÃO

TEXTO DO DIA - CONSCIÊNCIA, DETERMINAÇÃO, AÇÃO E ESFORÇO: O COMPROMETIMENTO COM A FELICIDADE

"O homem, como imagem de Deus, possui dentro de si essa divina força de vontade que tudo realiza. Descobrir, através da meditação correta, como estar em harmonia com a Vontade Divina é a suprema obrigação do homem."
- Paramahansa Yogananda -

A vontade de Deus é e sempre será a nossa felicidade. O Universo é um organismo vivo, que sempre caminha em direção à paz e ao equilíbrio. Porém, nós pequenos seres que vivemos neste pequeno e lindo planeta, costumamos complicar um pouco as coisas e nos atrapalhar, até entender o significado desse estado de ser que é a felicidade.

Fomos orientados e ensinados a acreditar que Deus é nosso pai e que nossa vida, nosso caminho e destino depende apenas de Sua Vontade. Não nos ensinaram que existe algo de muito grande e poderoso dentro de nós que é a nossa vontade e o poder de transformação que temos a partir dessa mesma vontade. Enquanto não entendermos que a nossa vontade deve se unir à Vontade Suprema de Deus, à Vontade Maior do Universo, que é a nossa felicidade, não conseguiremos construir absolutamente nada de positivo em nossas vidas.

Sou enfática na afirmação de que a construção de uma vida mais feliz está em nossas mãos. Tenho certeza disso, até por experiência própria. Mas de que forma posso promover mudanças em minha vida? Como posso realizá-las?

Hoje vamos falar de comprometimento. Até que ponto você tem se comprometido com a construção de sua felicidade? Que tipo de compromisso tenho assumido na construção de um novo modelo de vida?

Tenho assistido muito de perto, pessoas que dizem estar passando por problemas terríveis, resultado de uma vida sem sentido, fruto da falta absolta de consciência e percepção. A partir do momento do insigt, ou seja, logo que percebemos que construímos um caminho baseado em padrões de ação e reação inconscientes, ficamos esperando que milagrosamente tudo se transforme. Oh Deus por que nada acontece comigo? Por que minha vida é tão difícil? Logo vem a resposta: deve ser o carma que devo pagar, uma espécie de maldição por algo de muito errado que fiz em outra vida...Parece que Deus nos deu as costas, ou que está adormecido, esqueceu-se de nós. Pobre Deus que é responsabilizado por tudo de mal que construímos, tudo de negativo que existe e não nos comprometemos a mudar!

Deus olha por nós, sim, ao menos seus mensageiros estão ao nosso lado, disso não tenho nenhuma dúvida. No entanto existe a minha parte em toda essa história, a minha vontade, pois tenho que, a partir da conscientização que brota através da compreensão de que as mudanças estão nas minhas mãos, comprometer-me com todo trabalho que ainda tenho pela frente. E tenho certeza: não é pouco nem pequeno.

Particularmente tenho percebido a falta de comprometimento da grande maioria das pessoas com a construção da felicidade em suas vidas. É como se, bem lá no fundo, todos estivessem esperando que caia algo do céu e os torne mais felizes. Os contos de fada têm grande poder sobre nosso inconsciente. Esperamos o príncipe encantado escondido por trás de alguma cortina que ainda não conseguimos abrir. Esperamos que alguém apareça por sobre uma nuvem e nos dê um trabalho que nos enriquecerá da noite para o dia, esperamos sempre que algo mágico aconteça, pois afinal de contas, sofremos tanto, trabalhamos tanto e amamos tanto, merecemos, não é verdade?

Não, não é verdade que tudo isso acontecerá apenas por que nos sacrificamos. Muita energia é desperdiçada em sacrifícios vãos, na certeza de que, através do sofrimento, conseguiremos o reino dos céus. Essa teoria é algo que ainda impregna nossa mente inconsciente, mas felizmente é falsa.

A construção de uma vida mais feliz é algo muito concreto, que requer, além de nossa conscientização, a mobilização de forças e de muita energia que devem ser desenvolvidas dentro e não fora de nós. Todos querem mudar suas vidas, mas poucos se comprometem verdadeiramente com o esforço, o sacrifício e o tempo necessários à essa mudança. Num primeiro momento, precisamos ter a consciência do que nos faz mal, de que as emoções negativas nos fazem muito mal e as positivas nos são benéficas. Esse é o meu primeiro comprometimento. Mudar essas emoções e possíveis atitudes que não são benéficas em meu caminho. Caso não consiga fazê-lo sozinho, devo buscar ajuda, meios, técnicas que possam me auxiliar nesse sentido. Devo primeiro me convencer e, em seguida, me comprometer com esse passo.

O segundo passo é a determinação, que é mais do que vontade. Sem o desenvolvimento dessa qualidade em mim, não consigo mudar absolutamente nada. Como desenvolvo a determinação? Somente a partir do desenvolvimento da convicção da necessidade da mudança é que posso desenvolver a determinação. Devo estar determinado à mudança, custe o que custar. A partir disso devo partir para a ação. Primeiramente, devo me fazer algumas perguntas:

O que devo fazer para que minha vida mude verdadeiramente?
Em que direção devo seguir?
Do que precisarei abrir mão para que essa determinação à mudança me dê os frutos que espero colher?
Preciso aprender o quê para que essa mudança aconteça?
Que tipo de orientação necessito?
Que tipo de pessoa quero ter ao meu lado para me auxiliar a promover essa mudança?

O próximo e último passo é o esforço. Sem ele, nesta encarnação neste planeta, onde a gravidade é a maior força, decididamente não conseguiremos nada. Mas, se desenvolvo a consciência, não desperdiço energia em coisas infrutíferas, nenhum esforço é vão. E é somente a partir dele que conseguiremos construir algo de positivo em nossas vidas.

É somente dessa forma que você poderá fazer as mudanças efetivas em sua vida, não existe outra forma de se conseguir qualquer coisa na vida: consciência, determinação, ação e esforço da vontade. Sem o comprometimento com a mudança em direção às coisas positivas, decididamente, não conseguiremos construir nossa felicidade, pois diferente de tudo o que nos ensinaram, ela não cai do céu, e não é privilégio de apenas alguns. Mãos à obra, afinal, você ainda não se determinou a aumentar sua taxa de felicidade?
Texto de Eunice Ferrari - site: www.esoterico.terra.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 25/11/09

existe uma coisa que supera o Talento...
Esta chamamos de DETERMINAÇÃO.
Louis Scutenaire

VÍDEO - É TEMPO DE MUDANÇAS

TEXTO DO DIA - COMO MUDAR SEU 'EU' SEM DOR

Faça e seja diferente, com harmonia

"Se você pode ser uma pessoa melhor, para que ser você mesmo?
Richard Bandler

Talvez você ache estranha essa história de mudar de "Eu". Afinal, como posso mudar o que eu sou? A base da idéia é distinguir que existem pelo menos duas possibilidades para "ser". Existe o que sou de verdade e existe o que acredito que sou. Não posso mudar o que sou, mas posso mudar o que acredito que sou.

O que alguém acredita que é define comportamentos possíveis. Por exemplo, se realmente acredito que sou tímido, e se passa pela minha mente um comportamento mais extrovertido, pode ser que seja inibido devido àquela crença. Acreditar que sou capaz de lidar com qualquer situação certamente vai me fazer buscar alternativas, ao invés de desistir. Ou seja, se eu acreditar direitinho, meu cérebro não distingue entre a crença e a verdade.

Um aspecto relacionado às crenças sobre minha identidade é que pode haver distorções. Pode ocorrer que eu acredite em limitações sobre minha capacidade de escrever, e nem tento. Mas o que você acredita que acontecerá se eu começar com uma versão preliminar, depois pesquisar na internet, aplicar a técnica do estímulo aleatório para provocar idéias, dedicar 5 minutos por dia a aperfeiçoar o texto, e ainda pedir a dois amigos para criticar e fazer sugestões? Resumindo, o que alguém acredita que é pode ser ou não útil.

Outro aspecto da identidade é: como alguém determina e sabe que é alguma coisa? Como é que alguém "sabe" que é "brigão", por exemplo? Certamente deve ser porque têm padrões de comportamento ligados a brigas. Como um tímido sustentará sua crença se não lembrar-se de situações em que agiu com timidez? Portanto, toda crença tem que ter experiências que a comprovam para a pessoa. Esta é a pista para mudar o que somos: se determino o que sou pelos meus comportamentos anteriores, se eu mudar meus comportamentos, logo serei diferente.

É curioso o círculo que se forma: meus comportamentos passados determinam o que acredito que sou, e o que acredito que sou influencia meus comportamentos. É semelhante aos hábitos: "primeiro você faz o hábito, depois o hábito te faz" .

Como mudar então? A solução é intervir inteligentemente nos seus modelos mentais, usando a imaginação para semear novas possibilidades de comportamentos. Um dos nomes para isto é ensaio mental. Você simplesmente dedica algum tempo a ficar imaginando possibilidades de ação, criando experiências internas que depois servirão de referência (ouvi dizer que o Pelé ensaiava jogadas e pilotos de Israel se treinavam usando esta estratégia) . Por exemplo, um tímido pode imaginar-se fazendo algo bem extrovertido, como falar em público. Pode ser que ele se imagine bloqueado, mas como é apenas imaginação, ele pode imaginar-se falando pelos cotovelos, descontraidamente, que não há perigo. Você pode afirmar que, dependendo do que ele falar, vai passar por toda a vergonha que supõe que pode sentir. Concordo. O que ele pode fazer então é imaginar-se também previamente preparando o que vai dizer.

Um ponto importante nesse processo é respeitar as objeções internas. No mais das vezes elas estão enviando mensagens. Medo e insegurança podem indicar necessidade de melhor preparação. Culpa pode indicar violação de valores.

Estruturando, siga os seguintes passos para mudar o que você acredita que é:

1) Determine um objetivo, como "agir descontraidamente entre amigos". Descreva esse objetivo como algo que possa ser feito, e não algo que você não queira.

2) Descubra comportamentos que definem para você que aquele objetivo foi atingido. Se estiver sem idéias, busque alguma fonte: como uma certa pessoa ou algum personagem de filme ou livro agiria naquela situação? Ou pergunte-se: se eu já tivessse atingido meu objetivo, como agiria? Ou ainda, aplique alguma técnica de criatividade, como a técnica do estímulo aleatório ou pensar em coisas impossíveis.

3) Verifique se os comportamentos são aceitáveis para seus valores e seu sistema em geral, e se serão legais ou úteis (ecológicos) para você e outras pessoas.

Se a resposta for negativa, volte ao passo 2 e modifique ou acrescente comportamentos, até que a mudança se torne ecológica.

4) Faça o ensaio mental dos comportamentos. Simplesmente dedique algum tempo a imaginar possibilidades para os acontecimentos e praticar respostas possíveis. Imagine algo inesperado e procure alternativas de ação.

Tenha em mente que você não vai "adivinhar" o futuro, este nunca é totalmente previsível e o detalhamento final das decisões sempre é feito momento-a-momento. O que você vai estar fazendo é gerando inspirações, que no momento apropriado vão surgir espontaneamente em sua mente. Assim você também vai preservar sua espontaneidade, já que são inspirações e não programações. Uma vez, fiquei incomodado por comer demais e sentir a barriga estufada. Resolvi aplicar essa estratégia: imaginei que, das próximas vezes em que fosse comer, me lembraria dessas sensações incômodas. Fiz isso apenas algumas vezes, e no almoço seguinte, lá estavam as lembranças. Eu continuava escolhendo, mas as lembranças me alertavam da possibilidade, e isso melhorou minha forma de me alimentar.

Pelo menos três comportamentos serão necessários para que um padrão interno seja instalado. E se você fizer essa prática para contextos variados (casa, trabalho, lazer, relacionamento), a probabilidade de sucesso será maior.

Esta é uma forma simplificada de você fazer intervenções em si mesmo; existem várias outras opções para isto. Você tem em mãos uma das mais potentes ferramentas do universo: a sua imaginação. E talvez a distância entre você e um eu melhor seja apenas duas ou três repetições.
Texto de Virgílio Vasconcelos Vilela - retirado do site www.possibilidades.com.br

terça-feira, 24 de novembro de 2009

CITAÇÃO DO DIA - 24/11/09

um instante em que a mudança ocorre.
Por que não fazer com que esse instante seja agora?
(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VIDEO - SILENT HEART

Que tal fazer uma pausa, respirar fundo e abençoar?

TEXTO DO DIA - O PROCESSO DA BENÇÃO

Olá do meu coração para o seu!

Quando comecei o Projeto das Bençãos, uma das perguntas mais freqüentes que eu recebia era de leitores querendo saber exatamente como abençoar. Embora abençoar seja essencialmente nada mais do que uma disposição para focar no mais elevado e no melhor de nós e dos outros, eu soube que eu reajo mais prontamente com etapas específicas que podem facilmente ser seguidas, outros provavelmente, também. E então, com isso em mente, me preparei para criar um processo prático para abençoar pessoas, lugares, circunstância que qualquer um pudesse fazer em qualquer lugar e que não fosse difícil de aprender.

Ao longo do tempo, inventei cinco etapas fáceis de lembrar baseadas em minha própria definição de abençoar. Eu chamei o processo de Processo da Benção, em homenagem de uma tradicional e sagrada cerimônia de cura Navajo, o qual é um rito de passagem espiritual realizada no final da gravidez de uma mulher e programado como uma celebração da vida.
Visto que cada benção é um tipo de nascimento, pareceu uma combinação perfeita.

À medida que comecei a praticar as cinco etapas envolvidas no Caminho da Benção, eu percebi quase imediatamente que qualquer resistência que eu pudesse estar sentindo era dissolvida rapidamente. Pouco a pouco eu trabalhava para aperfeiçoar e simplificar o processo e em muitos meses desde que eu comecei a usá-lo, eu descobri que era um modo infalível para se mover de uma vibração baixa, de medo, para uma alta vibração de amor, e de um lugar de limitação para um lugar de potencialidade. Eu ofereço a vocês agora como um calmante, relaxante e uma maneira muito carinhosa de deixar ir qualquer resistência à prosperidade que você possa estar enfrentando atualmente. Que possa permitir dar as boas vindas de uma realidade nova e mais próspera.

Aqui estão as cinco etapas simples do Processo da Benção:

R – RESPIRE
Faça uma profunda respiração de limpeza como uma maneira de aliviar qualquer tensão que possa estar presente. Enquanto você inspira, afirme mentalmente “Eu sou tão abençoado” e na expiração afirme mentalmente “Eu sou uma benção para o mundo.” Se você é uma pessoa visual, você pode imaginar bênçãos de todos os tipos fluindo para dentro de seu ser enquanto você inspira, e bençãos fluindo para fora como um presente para o mundo com sua expiração. Sinta seu diafragma se expandir com a inalação e prenda a respiração enquanto for confortável antes de liberar. Expire devagar, deixando seu diafragma contraído enquanto você esvazia o ar de seus pulmões. Se possível, deixe sair um suspiro audível sair (Ah-h-h) no final da respiração. Seu suspiro é um sinal físico ao seu corpo que você está relaxando dentro da bem-aventuança.

O - OLHE & ESCUTE
Olhe para dentro e escute o que seu ser interior está tentando dizer a você. Isto é tudo o que o autoconhecimento é, mas na maioria das vezes nós ignoramos todos os sinais de advertência que nossos sentimentos e emoções estão nos dando e ao invés disso pulamos imediatamente dentro de um estado reativo. Somente quando temos tempo de olhar e ouvir nosso ser interior, nós podemos expressar controle sobre nossas emoções. Uma vez em controle, nós podemos escolher preferencialmente abençoar do que se estressar. Por favor entenda, que esta não é uma etapa onde é necessário julgar a emoção ou sentimento. Seu ser interior não está julgando, então também não deixe seu ego fazê-lo. Simplesmente aceite seu estado emocional exatamente como ele é. Sua aceitação libera a resistência, e uma vez que toda resistência tenha ido, até mesmo a mais errada das emoções pode facilmente ser transformada.

P – PENSAMENTO ELEVADO
Não importa o que seus sentimentos e emoções possam estar dizendo, você tem a habilidade de montar seu elevador mental para um estado mental melhor. Você pode escolher deixar o julgamento, critica e toda idéia limitante no sótão de seu pensamento e elevá-lo para a cobertura de sua consciência onde a possibilidade sem limites reside. Se você está abençoando outra pessoa, isto permite a você trocar o julgamento de sua atual circunstância para visualizar o mais elevado e melhor para ele ou ela.
NOTA: E se, como neste exemplo em particular, seu propósito é deixar ir todas as razões limitantes porque você não permitiu o bom entrar em sua vida, você estará elevando todos os seus pensamentos limitantes para um estado sem limites. Apenas aceite o pensamento restrito de seu passado, e entenda que era somente uma tentativa errônea de protegê-lo das mudanças que você temia. Você não tem que analisar cada pensamento limitante. Basta ter as respostas que você recebeu em resposta à pergunta que você se questionou ontem, ou de qualquer pensamento limitante que você tenha descoberto, e elevá-lo de um lugar de “não posso” para um “posso” em sua consciência.

C – CAMINHAR DENTRO DA CONCORDÂNCIA
Esteja disposto a deixar sua benção, desejo, ou seu novo caminho se tornar realidade. Esteja disposto, também a perdoar qualquer pensamento errado e incondicionalmente ame a tudo e a todos envolvidos. Enquanto você abre sua mente e seu coração para a possibilidade do bom infinito e deixe cada fragmento restante de julgamento ou emoção negativa ser lavado para fora pela sua disposição, você pode até mesmo sentir um novo clique de realidade tomando lugar. Sua disposição torna isso possível. É que só por sua vontade que você abre a porta para a possibilidade e somente por sua vontade, que você pode convidar a prosperidade a entrar.

D – DIGA OBRIGADO!
Não espere até ver a benção ou o desejo realizado para expressar gratidão por ele. Gratidão conecta o que nós queremos para aquilo que recebemos e permite o fluir mais livremente em nossas vidas. Quando hesitamos em oferecer palavras de amor ou agradecimentos por todas as bênçãos em nossas vidas, nossa má vontade serve como uma afirmação de descrença. Então não hesite em expressar gratidão por cada benção em sua vida: aquelas percebidas e aquelas não percebidas ainda; aquelas que fluem para você e aquelas que fluem para os outros.

Aí estão: as cinco simples etapas envolvidas no Processo da Benção. Observe, que cada etapa corresponde a uma letra da palavra Benção (em inglês BLESS: Breathe, Look & Listen, Elevate Thinking, Step into Willingness, Say Thank You), fazendo um modo fácil para que você se recorde da ordem das etapas.
Com um pouco de prática, você pode se mover facilmente através das cinco etapas em poucos segundos. E como bônus, você pode praticar em qualquer lugar e qualquer hora e com total privacidade. Um observador pode ver você fazer uma respiração profunda, mas somente você saberá o quão transformador aquela respiração pode ser.

Use esse processo quando abençoar os outros e a si mesmo, e use-o também, a qualquer momento que desejar se mover de uma emoção negativa para uma positiva, ou qualquer momento que sua vibração estiver abaixando. Funciona como um levantador de humor. E claro, deixe-me saber como funcionou para você. Eu adoraria seu retorno.
Itálico

Citação de Hoje:
“O melhor caminho para fazer seus sonhos se tornarem realidade é acordar.”
— H.M. Power

Afirmação de Hoje:
"Eu abro a porta para um próspero mundo novo."

CITAÇÃO DO DIA - 23/11/09

Abençoe a tudo e a todos.
Abençoar é dividir a sua luz.
R.A.

domingo, 22 de novembro de 2009

VÍDEO - TOCANDO EM FRENTE

TEXTO DO DIA - VIVA A PLENITUDE DE SEU POTENCIAL

O que você tem feito é apenas uma mera fração do que você é”.

Há uma pequena cidade no interior de Minas Gerais que se tornou famosa devido a um escultor que havia perdido as duas mãos por causa da lepra. Ainda jovem e acometido por esta terrível doença, ele costumava sentar-se e observar, durante horas, o pai trabalhando na sua oficina de entalhar madeira. Um dia, o homem decidiu treinar ele mesmo entalhar e esculpir madeira com os pés e as partes dos braços que ainda não havia perdido para a lepra.

O espírito vivaz deste jovem liberou o seu potencial represado, e a sua obra mostrou que, represado dentro deste aleijado, estavam um dos maiores artistas do mundo. É com espanto que os turistas que visitam a antiga região do ouro em Minas Gerais, admiram sua obra.

Antônio Francisco Lisboa, o aleijadinho. Não para não pensar nos milhões de pessoas que possuem mãos, braços e pés em perfeita condição de funcionamento, mas fracassam em deixar algo à sua geração.

Este escultor é uma prova e testemunho de que, no fundo de cada um de nós, existe o potencial que pode ser maximizado se desejarmos ir além dos nossos temores, superar os padrões e opiniões da sociedade, saltar as barreiras fabricadas do preconceito e desafiar os que dizem não. Não existe obstáculo exceto aquele de nossas mentes. Não há limite no nosso potencial exceto aquele que a pessoa impõe a si mesma.

É essencial que você enfrente esta questão, porque ela está relacionada à sua realização pessoal e à sua contribuição à humanidade. Não escolha limitar ou conter o seu potencial.

Faço um apelo para que você se liberte dos seus temores temporários, acorde e volte de novo para a estrada para ser e tornar-se você mesmo. Você está equipado com tudo que precisa de modo a fazer tudo o que deve ser feito. Contudo, não compete a Deus liberar o seu potencial, mas sim a você. Você determina o grau em que o seu destino é realizado. Você determina a medida do seu próprio sucesso.

Você, e todos os outros indivíduos, possuem a responsabilidade por este tremendo tesouro escondido dentro de você ser totalmente liberado, tome a decisão de não se satisfazer com nada menos do que a plena realização do seu ideal. A responsabilidade para usar o que Deus armazenou dentro de você é toda Sua.

Comece já!

Texto de Daniel C. Luz (adaptado do livro Insight) - Retirado do site: www.primeiroprograma.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 22/11/09

Quando me amei de verdade, desisti de ficar
revivendo o passado e de preocupar com o futuro.
Agora, me mantenho no presente,
que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez.
Isso é... Plenitude.
Charles Chaplin

sábado, 21 de novembro de 2009

VÍDEO - O PEQUENO PRINCIPE E A RAPOSA

TEXTO DO DIA - OUVIR O INAUDÍVEL

Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande mestre com o objetivo de prepará-lo para ser uma grande pessoa.

Quando o príncipe chegou ao templo, o mestre o mandou sozinho para uma floresta.

Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons da floresta.

Quando o príncipe retornou ao templo, após um ano, o mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir.

Então disse o príncipe: "Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus..."

E ao terminar o seu relato, o mestre pediu que o príncipe retornasse à floresta, para ouvir tudo o mais que fosse possível. Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu a ordem do mestre, pensando:
"Não entendo, eu já distingui todos os sons da floresta..."

Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo... mas não conseguiu destinguir nada de novo além daquilo que havia dito ao mestre.
Porém, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes. E quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. Pensou:
"Esses devem ser os sons que o mestre queria que eu ouvisse..."

E sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente. Queria ter certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir.
Paciente e respeitosamente o príncipe disse: "Mestre, quando prestei atenção pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da noite...

O mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovação, e disse:

"Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa. Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas, uma pessoa pode inspirar confiança ao seu redor; entender o que está errado e atender as reais necessidades de cada um".

A morte do espírito começa quando as pessoas ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem se atentarem no que vai no interior das pessoas para ouvir os seus sentimentos, desejos e opiniões reais. É preciso, portanto, ouvir o lado inaudível das coisas, o lado não mensurado, mas que tem o seu valor, pois é o lado mais importante do ser humano...

Autor Desconhecido - www.somostodosum.com.br


CITAÇÃO DO DIA - 21/11/09


A todos, teus ouvidos;
a voz, a poucos.
William Shakespeare

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

VÍDEO - SONHO IMPOSSÍVEL

TEXTO DO DIA - OS QUATRO COMPROMISSOS COM A LIBERTAÇÃO DOS SONHOS

Existem centenas de compromissos que você firmou consigo mesmo, com as outras pessoas, com seu sonho de vida, com Deus, com a sociedade, com seus pais, cônjuge e filhos. Contudo, os mais importantes são os que você fez consigo mesmo, dizendo quem você é, como se sente, no que acredita e como deve se comportar. O resultado é o que você chama de personalidade. Nesses compromissos você diz: "Isso é o que sou. Isso é aquilo em que acredito. Posso fazer certas coisas e outras, não. Essa é a realidade, aquela é a fantasia. Isso é possível, aquilo é impossível".

Um único compromisso não representa tanto problema, mas muitos deles nos fazem sofrer e fracassar. Se você quer viver uma vida de alegria e realização, precisa encontrar coragem para romper esses compromissos baseados no medo e reclamar seu poder pessoal. Os compromissos que vêm do medo exigem um bocado de energia, mas aqueles que derivam do amor nos ajudam a conservar nossa energia e, ainda, receber uma carga energética extra.

Cada um de nós nasce com uma determinada quantidade de poder pessoal, que pode ser reconstruída a cada dia após um descanso. Infelizmente desperdiçamos tudo - primeiro para criar esses compromissos, depois, para mantê-los. Nosso poder pessoal é dissipado por todas as obrigações criadas e o resultado disso é que nos sentimos vazios e frágeis. Temos poder suficiente para sobreviver a cada dia, porque a maior parte dele é usada para manter os compromissos que nos atrelam ao sonho do planeta. Como podemos transformar o sonho de nossa vida quando não temos força sequer para mudar o menor compromisso?

Se não gostamos do sonho de nossa vida, precisamos alterar os compromissos que nos regulam. Quando, finalmente, estivermos prontos para mudá-los, quatro compromissos poderosos nos ajudarão a quebrar aqueles que vêm do medo e drenam nossa energia.

A cada vez que se rompe um acordo, o poder usado para criá-lo retorna ao seu dono. Se você adotar esses quatro novos compromissos, eles criarão poder pessoal suficiente para alterar todo o seu antigo sistema de obrigações.

Você precisa de muita força de vontade para adotar os Quatro Compromissos - mas se você conseguir começar a viver sua vida de acordo com eles, a transformação será impressionante. Você verá o inferno desaparecer diante dos seus olhos. Em vez de viver um sonho infernal, estará criando um novo sonho — seu sonho pessoal do céu.
Don Miguel Ruiz no livro Os quatro Compromissos – Filosofia Tolteca

Neste momento, considero importante recomendar a leitura na íntegra do livro em referência, para compreensão profunda da significância destes quatro compromissos. Eles estão listados abaixo de forma sucinta, mas jamais se sinta satisfeito com esta mera degustação, vá fundo neste compromisso com o resgate dos seus sonhos, com o resgate de você.
Os quatro compromissos para a libertação do mundo da ilusão e conquista do mundo da realidade, da verdade, da meditação, da iluminação, da paz:

1- PRIMEIRO COMPROMISSO: seja impecável com sua palavra. Através da palavra torna-se possível a expressão do poder criativo. A palavra é um instrumento de magia: branca ou negra. Uma faca de dois gumes: pode materializar o mais exuberante dos sonhos ou destruir uma nação. Dependendo de como é usada, ela pode gerar liberdade ou escravidão. Ser impecável é não contrariar sua natureza, é assumir a responsabilidade por seus atos, pensamentos e sentimentos, sem julgamentos ou culpas. Sem peccatu. Ser impecável com a própria palavra é empregar corretamente a sua energia, ou seja, não desperdiçar ou perder energia e poder pessoal. É usar a palavra na direção da verdade e do amor por você. Se você se comprometer a ser impecável com sua palavra, basta essa intenção para que a verdade se manifeste por seu intermédio e limpe todo o veneno emocional que existe em seu interior.

2- SEGUNDO COMPROMISSO: não leve nada para o lado pessoal. Se você leva tudo para o pessoal é porque concorda com o que está sendo dito. Ao concordar todo o veneno passa a fazer parte de você. O que causa seu próprio envenenamento é o que os toltecas chamam de importância pessoal, expressão máxima do egocentrismo. Nada do que os outros fazem é motivado por você, é por causa deles mesmos. Todas as pessoas vivem em seu próprio sonho, nevoeiro ou mente, inclusive você. Se você aceita o lixo emocional do outro, ele passa a ser seu também. Se você se ofender sua reação será defender suas crenças e criar mais conflitos. Então, se você fica brava comigo, sei que está lidando consigo mesma. Sou apenas uma desculpa para você se irritar e fingir que não tem medo. Mas na verdade, sua braveza é uma expressão do seu medo. Sem medo não existe motivo para se irritar, brigar ou me odiar. Sem medo, não há motivo para sentir ansiedade, ciúme inveja.

3- TERCEIRO COMPROMISSO: não tire conclusões. Temos a tendência a tirar conclusões sobre tudo. Interpretar tudo segundo nossa ótica, nossa mente, nossas crenças. É que acreditamos que elas são verdadeiras. Poderíamos jurar que são reais. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando - levamos para o lado pessoal -, então os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com nossa palavra. Por isso, fazemos presunções, estamos pedindo problemas. Tiramos uma conclusão, entendemos de modo errado, levamos para o pessoal e acabamos criando um grande conflito interno, familiar, profissional, mundial, do nada. Como ficamos com medo de pedir esclarecimentos, tiramos conclusões e acreditamos estar certos sobre elas; depois as defendemos e tentamos tornar a outra pessoa errada. Sempre é melhor fazer perguntas do que tirar conclusões, porque as conclusões nos predispõem ao sofrimento. O grande mitote na mente humana cria um bocado de caos, que faz com que interpretemos mal e tudo errado. Apenas enxergamos o que queremos enxergar e escutamos o que queremos escutar. Temos o hábito de sonhar sem base na realidade. Literalmente, enxergamos e escutamos coisas com nossa embaçada imaginação.

4- QUARTO COMPROMISSO: dê sempre o melhor de si. Na verdade, esse é o compromisso de colocar na prática os outros 3 compromissos. Você nasceu com o direito de ser feliz. Nasceu com o direito de amar, de aproveitar e compartilhar seu amor. Você está vivo. Portanto, tome sua vida e a aproveite. Não resista à vida que está passando através de você, porque é Deus passando através de você. Apenas sua existência prova a existência de Deus. Sua existência prova a existência da vida e da energia.

Não precisamos saber ou provar coisa alguma. Simplesmente ser, assumir o risco e apreciar a vida é tudo o que importa. Diga "não" quando tiver de dizer "não" e "sim" quando tiver de dizer "sim". Você tem o direito de ser você. E só pode ser você quando dá o melhor de si. Quando não dá o melhor de si, está se negando o direito de ser você. Essa é uma semente que deve alimentar em sua mente. Você não precisa de grande sabedoria nem de grandes conceitos filosóficos. Não precisa da aceitação dos outros. Você expressa sua divindade estando vivo e amando a si e aos outros. Os primeiros três compromissos só vão funcionar se você fizer o melhor.

Não espere sempre poder ser impecável com as suas palavras. Seus hábitos rotineiros são fortes e enraizados demais em sua mente. Mas você sempre pode fazer o melhor.
Não espere nunca levar nada para o pessoal. Mas faça o melhor e com a maior consciência - presença - possível.
Não espere que vá parar de tirar conclusões apressadas, que vá começar a perguntar com todo o direito que todos temos. Mas com certeza, todos os santos dias de Deus, você pode fazer o seu melhor, tornando todos estes vírus que perpetuam a ilusão, que nos roubam TODAS as nossas energias através das emoções desequilibradas, INÚTEIS.
E mais: conte sempre, para a boa e efetiva prática destes quatro compromissos, com os melhores óculos para enxergar tudo o que acontece à sua volta – interno e externo. Com a melhor ferramenta para desarmar Vítimas e Juízes: o RISO.
Será ele, o riso, que poderá até virar gargalhada – ou choro de tanto riso –, quando você perceber o tanto de mentira e maldade existe em algumas de suas palavras. Será ele que poderá transformar, curar: a força, a magia, a impecabilidade das suas palavras.
Será ele, o riso, quem o fará rir dos momentos em que você levar – qualquer coisa - para o pessoal. É muito risível percebermos nossas próprias armadilhas de aprisionamento no próprio umbigo.
Será ele, o riso, que poderá se manifestar curativamente, na hora em que você esquecer de perguntar e tirar conclusões precipitadas e enganadas pela ilusão da sua imaginativa mente enevoada (que aliás não ri ou acha graça de nada).
Será ele, o riso, que o motivará a dar o melhor de si. E quanto melhor de si, mais vontade de rir, sorrir e gargalhar.
Enfim, o rir nos coloca rapidamente num balão, posição em que podemos nos ver sob uma ótica muito mais ampla, panorâmica, e assim perceber o quanto “O Eu livre que voa” pode rir “de monte” do “Eu aprisionado pelas suas ilusões, crenças e condicionamentos”.
Ra-ra-ra, re-re-re, ri-ri-ri, ro-ro-ro, ru-ru-ru!
Será ele, o riso, que irá fazê-lo relaxar a cada momento, que com a presença do riso será REAL, na coragem "impecável" e "divertida" para se libertar!

Referências: Os quatro compromissos – o livro da Filosofia Tolteca – Don Miguel Ruiz – editora Best Seller e Quero Viver num Planeta que RI - Conceição Trucom - edição independente na forma de livro eletrônico.

Texto de Conceição Trucom - http://www.docelimão.com.br/

CITAÇÃO DO DIA - 20/11/09

Gosto das pessoas que se enamoram das estrelas...
e caem de cansaço, ao voarem em busca da luz.
Dom Hélder Câmara

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

BRINCADEIRA GOSTOSA


A Maristella ( http://maristellamartins.blogspot.com) me mandou esta brincadeira e achei bacana porque assim a gente se conhece mais e melhor, então tem que:
1 - Seguir as regras.
2 - Levar o selo (lindo selo) acima para identificar quem está, esteve ou estará na brincadeira.

3 - Completar as seguintes frases:

a) Eu já... fui enganada.

b) Eu nunca... deixei de acreditar nas pessoas.

c) Eu sei... que o Amor consegue milagres.

d) Eu quero... me transformar sempre.

e) Eu sonho... com um mundo melhor.

4 - Depois, indique 5 blogueiras para dar sequência à brincadeira.

Gostaria que quem se interessasse pela brincadeira, pegasse o selinho! E não esqueçam de me avisar...
Beijos mil...

VÍDEO - A IMPORTÂNCIA DO AMOR

TEXTO DO DIA - DAR E RECEBER AMOR

“Se todos os dias nós fizermos coisas boas a mais e coisas ruins a menos, talvez será mais possível nós nos libertarmos do sofrimento antes deste século terminar; pois, a primeira prática da travessia é a Paramita da Generosidade”, já dizia o Lama Michel Rinpoche, aos 13 anos.

Segundo a filosofia budista existem quatro formas de generosidade:
a) Partilhar os ensinamentos que geram paz interior da forma adequada à mente e à cultura das pessoas, sem esperar pagamento ou recompensa.
b) Oferecer coisas materiais, como nosso corpo e nossos recursos.
c) Oferecer proteção, consolo e coragem. Podemos proteger os outros de perigos de outros humanos, de não-humanos e dos elementos.
d) Oferecer amor (oferecer incondicionalmente aos outros nosso tempo, apoio emocional, energia positiva e boas vibrações).

A generosidade é o antídoto da avareza. É o melhor investimento contra a pobreza emocional e material futuro. Por meio da generosidade nos abrimos para a vida, perdemos o medo de nos comunicar. Desenvolver a habilidade de sermos generosos é um ato de grande auto-estima.

Durante uma sessão de psicoterapia, uma paciente me perguntou nervosa: “Mas, afinal de contas, o que é generosidade?”. Respondi: “É a disponibilidade que temos de compartilhar nossa abundância”. Então, com um tom de voz frustrado, ela me disse: “Se eu estou sempre na falta, nunca vou poder ser generosa?”. Então, conclui: “Bom, só podemos dar o que temos, senão seria como fazer milagres com o santo do outro. Mas não medimos nossa generosidade por nossas posses, mas pela disponibilidade de compartilhá-las”.

Existe um limite para a generosidade, já que, em termos concretos, não podemos oferecer tudo. No entanto, internamente, devemos, sem hesitação, estar sempre abertos a doar. Nós temos sempre algo para oferecer aos outros, mesmo que estejamos nos sentindo carentes.

Lama Zopa Rinpoche quando veio ao Brasil, ficou impressionado com a quantidade de crianças carentes pedindo esmola na rua. Então, ele disse: “Em geral dizemos para os pedintes: “Desculpe, eu não tenho nada para te dar. Seria melhor sorrir e se calar mantendo internamente um estado de querer oferecer alguma coisa, mesmo que concretamente você não lhe dê nada. Se você desejar que ele possa sair do sofrimento, já estará lhe oferecendo algo de positivo”.

A prática de dar e receber ao mesmo tempo. A disponibilidade interna de oferecer algo está totalmente ligada à nossa auto-imagem. Na realidade, nós vivemos muitos conflitos em torno da prática de dar e receber. Muitas pessoas preferem dar a receber; outras, ao contrário, preferem receber e acham que nunca têm nada para oferecer. Quando nos alegramos verdadeiramente com algo que recebemos ou quando alguém está de fato feliz em nos oferecer alguma coisa, uma energia muito particular de alegria intensa é gerada. Por quê? Porque neste momento dar e receber ocorrem simultaneamente. São poucas as vezes que isso, de fato, acontece.

Uma boa maneira de treinar a mente a oferecer algo com verdadeira generosidade, isto é, livre de qualquer sensação de apego ao objeto oferecido, e da idéia de receber alguma recompensa por este ato. Em geral, temos muito apego, somos mesquinhos: ficamos com o maior e o melhor e damos para os outros somente o que não queremos mais. Por isso, sempre nos sentimos pobres e insatisfeitos. E sempre tememos perder o que temos. É para quebrar esses hábitos destrutivos causados pelo apego, que fazemos a prática das oferendas.

Oferecer sempre algo há alguém, pode ser um simples sorriso, é um bom treino para a verdadeira generosidade porque como ele é quase sempre acessível e abundante, podemos oferecer sem nos contaminar pelo sentimento de perda, tão comum quando temos apego por aquilo que estamos oferecendo. Você já sorriu hoje???

Texto de VINICIUS SAMPAIO D'OTTAVIANO -Site Jornal RMC



CITAÇÃO DO DIA - 19/11/09

Alguém está enviando amor para você neste dia,
e esperando muito encarecidamente
que você o receba.
Neale Donald Walsch (O que Deus quer que você saiba)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

VOLTEI!

A vida só se compreende mediante
um retorno ao passado,
mas só se vive para diante.
Soren Kierkegaard

CITAÇÃO DO DIA - 10/11/09

Viajar é levar o teu corpo onde
teu espíritoestá.
Marlus Novis

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

VÍDEO - VISUALIZAÇÕES

TEXTO DO DIA - A CHAMA TRINA

O que é preciso fazer para expandir essa chama que habita o nosso coração, irradiando os atributos dos três primeiros Raios de Deus - da fé, do amor e da sabedoria

É no centro do coração que se faz a conexão com Deus, nosso Pai, a conexão com toda a vida. Deixando-se levar pelos sentimentos puros, de compaixão, de alegria, de devoção e fé, não há erro, vocês estão conectados com Deus.

Há no coração uma Chama, a Chama Trina que é a Força Divina ardendo em seu ser. Essa chama contém os três primeiros Raios de Deus, os básicos, a patir dos quais todos os outros derivam. A Chama da Fé, da Vontade de Deus, em azul; a Chama do Amor-Sabedoria, em rosa. A Chama do Cristo, da iluminação, do discenimento, dourada. A Chama Trina no coração de cada homem é a força que anima, que faz seu coração bater, e a energia básica da vida.

Expandidndo essa Chama em seu coração, estarão sem dúvida expandindo as qualidades divinas em sua vida, vivenciando-as plenamente. A Chama é pequenina na maioria dos seres. Não passa de uns poucos milímetros, um centímetro de altura. Mas, ao expandi-la, podem torná-la tão grande quanto sua própria altura. Quando a Chama atinge a plena estratura, o Amor se manifesta incondicionalmente a todas as criaturas, a Vontade de Deus se faz cumprir integralmente na sua vida e no seu mundo, e a iluminação, a Consciência do Cristo, o guia pela vida. Então o ser é abençoado, é iluminado como um Filho de Deus realmente empossado como tal em seu mundo e em sua vida. A Chama de Jesus era de tal estatura que Ele só seguia o propósito divino, nada mais. Amava incondicionalmente a toda vida e, com sua visão, com sua Consciência Crística, realizava todos os feitos, os chamados milagres que tanto os assombraram e até hoje ainda são pedidos em suas súplicas. Vejam o que a expansão das energias de Deus é capaz de operar nos seres humanos. É capaz de ascensioná-los de fato. Para expandir essa Chama, que é o que querem saber, como fazer?. Como fazer para chegar ao estado de ilminação e beatitude de um ser iluminado como Jesus?

Comecem a retirar uma a uma as pesadas vestes que abafam o fulgor dessa Chama. Falamos de fato, outro dia, das pesadas e grossas capas que envolvem o ser, do bolo de energias que está associado a vocês. É preciso removê-lo. Não se pode expandir uma chama se, em seu invólucro, tanta matéria densa a impede de respirar, de luzir. Então, é preciso despir-se do orgulho, das atitudes anti-fraternas, dos medos. O medo só existe porque é, ainda, o conceito de separação da vida, de Deus e dos outros homens, que os impele na vida. Se não houvesse o sentido de separação, não haveria medo, pois, quando se é uno com Deus e com toda a criatura, vive-se em paz.

Vejam que Unicidade, o oposto da separação, é tema recorrente em nossas comunicações. Por que é, não adianta negar, é o estado que vocês precisam recuperar. Vivem nesse estado uno em níveis mais altos de suas consciências, e só precisam elevar-se até lá, ao nível de consciência em que tudo provém da mesma fonte, em que tudo que existe é Deus. Podem voltar a esse nível de consciência. Na verdade, é o nível que atingirão já em sua próxima etapa evolutiva. Para sair da tridimensionalidade, precisam de fato conquistar essa consciência da Unicidade. Pois, em dimensões superiores, os seres vivem nessa condição. Então, o medo desaparece. O medo, que os impele a tomar atitudes defensivas, a atacar, a provocar, a não repartir, esse medo desaparece, e tudo o que existe, tudo o que se manifesta é o sentido de amor incondicional, de paz e de segurança proveniente da Unicidade.

Para que essa chama cresça, é preciso então ir identificando e separando, descartando todos os fatores que os mantém no estado de separação de Deus e de toda vida. É um trabalho longo, um trabalho para se empreender por toda uma vida. Há recursos diversos para isso, há escolas e doutrinas. Há processos lindos, como o Pathwork do Guia ou o Curso em Milagres de Mestre Jesus. Não poderei lhes dar a receita num simples artigo como esse, é trabalho para se empenhar, fazer e sustentar por anos. Mas é possível sim e e está sendo tremendamente facilitado esse trabalho. Porque é hora, é momento chegado de ele ser feito e estar em curso.

Saibam que todos os eventos de sua humanidade, tudo o que presenciam no planeta também os está impelindo para esse estado de comunhão com toda a vida. Essa é a lei de Deus, a máxima do retorno ao estado de Unicidade. Os seres são como elásticos. Quanto mais se afastam, quanto mais esticam, maior também é a força que os conduz de volta.

Na atual conjuntura de sua humanidade, alguns questionam a própria sobrevivência. Veja quantas discussões e preocupações estão mobilizando suas mentes nesse começo de Terceiro Milênio: escassez de água, mudanças climáticas, a fome dos povos miseráveis, o desenvolvimento sustentável. Estiveram em época de eleição aqui no Brasil discutindo o modelo de distribuição de renda que faz do seu país um país de tantos contrastes.

Vejam que chega um momento de suas vidas em que não podem mais ignorar o sofrimento e a condição dos outros, em que começam a perceber que uns não podem viver uma vida cômoda de abastança e outros, uma vida miserável, de violência, rebeldia, guerras, ameaças. Vocês podem não admitir, mas as faces tristes, escarnecidas, famélicas que os fitam, os olhos tristes e sem vida, sem esperança de seus irmãos tocam-os profundamente. Porque, há no seu íntimo, não se esqueçam, a Chama Divina a arder-lhes no coração. Nenhum de vocês fica indiferente ao sofirmento humano. Podem se fazer de indiferentes, podem tentar desviar o olhar, podem também fechar a porta, desligar a tv, mas, no seu íntimo, há o sentimento de compaixão.

E o elástico se estica. Haverá um momento em que a situação será insuportável. Não digo isso por causa das ameaças de guerra, de violência, de rebeldia, de ataques; o grande motivo dessa reversão será o próprio coração, o sentimento de fraternidade que é intrínseco a todo ser humano, que irá realmente mudar a vida de vocês. O elástico chega ao seu ponto máximo e está chegando. Vocês não podem conviver por muito mais tempo com todos os problemas que existem em sua Terra. Não poderão mais varrer a sujeira para debaixo do tapete. Não poderão mais fechar os olhos para a sua Terra poluída e esgotada. Muitos estão abrindo os olhos, muitos estão deixando se levar pelo sentimento de Unicidade, de compaixão, e fazendo o que está ao seu alcance. E todos despertarão. Se serão ainda necessárias mais guerras, mais fome, mais ameaças, depende de vocês. Depende de o quanto acham já suficiente o esticamento do elástico. Poderiam muito antes de a situação ter chegado a esse ponto ter feito alguma coisa. Poderão ainda, sempre poderão.

Não há realmente outra saída possível para essa situção - a saída é o amor, a recuperação pela fraternidade, pela Unicidade. Os fatos da vida estão a lhes mostrar isso. Estão a lhes empurrar para a recuperação. Não precisam deixar que o elástico se estique ainda mais. Podem já reverter o curso. Voltá-lo ao estado de repouso, sem tensões, de relaxamento total. E a sua Chama Trina, com isso, poderá brilhar e assumir a verdadeira estatura, a estatura máxima dos filhos de Deus. Amém.

Autor: Aprica / Canal: Regina Giannetti / Data: setembro de 2002 -
Site Via Luz - http://www.vialuz.com